terça-feira, julho 24, 2012

Cântico negro

de José Régio



"Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidades!
Não acompanhar ninguém.
— Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tetos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém!
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou,
É uma onda que se alevantou,
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!

José Régio, pseudônimo literário de José Maria dos Reis Pereira, nasceu em Vila do Conde em 1901. Licenciado em Letras em Coimbra, ensinou durante mais de 30 anos no Liceu de Portalegre. Foi um dos fundadores da revista "Presença", e o seu principal animador. Romancista, dramaturgo, ensaísta e crítico, foi, no entanto, como poeta que primeiramente se impôs e a mais larga audiência depois atingiu. Com o livro de estréia — "Poemas de Deus e do Diabo" (1925) — apresentou quase todo o elenco dos temas que viria a desenvolver nas obras posteriores: os conflitos entre Deus e o Homem, o espírito e a carne, o indivíduo e a sociedade, a consciência da frustração de todo o amor humano, o orgulhoso recurso à solidão, a problemática da sinceridade e do logro perante os outros e perante a si mesmos.

in "http://www.releituras.com/jregio_cantico.asp"

quarta-feira, abril 11, 2012

Cavalo À Solta

segunda-feira, março 19, 2012

Dave Brubeck


Dave Brubeck - piano ,Paul Desmond - alto saxophone 
Eugene Wright - bass ,Joe Morello - drums

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Muse - Uprising



Muse - Uprising


The paranoia is in bloom, the PR
The transmissions will resume
They'll try to push drugs
Keep us all dumbed down and hope that
We will never see the truth around

(So come on)

Another promise, another scene, another
A package not to keep us trapped in greed
With all the green belts wrapped around our minds
...and endless red tape to keep the truth confined

(So come on)

They will not force us
They will stop degrading us
They will not control us
We will be victorious

(So come on)

Interchanging mind-control come let the
Revolution take its toll if you could
Flick the switch and open your third eye, you'd see that
We should never be afraid to die

(So come on)

Rise up and take the power back, it's time that
The fat cats had a heart attack, you know that
Their time is coming to an end, we have to
Unify and watch our flag ascend

(So come on)

They will not force us
They will stop degrading us
They will not control us
We will be victorious

(So come on)

They will not force us
They will stop degrading us
They will not control us
We will be victorious

(So come on)

sexta-feira, dezembro 10, 2010

segunda-feira, junho 21, 2010

playing for change

domingo, junho 20, 2010

José Saramago 1922-2010

José de Sousa Saramago (Azinhaga, Golegã, 16 de Novembro de 1922 — Tías, Lanzarote, 18 de Junho de 2010) foi um escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998.

A passagem do corpo de Saramago foi acompanhada de fortes aplausos, que duraram mais de 10 minutos, e com os populares a atirarem cravos vermelhos ao caixão.
Quando as portas do crematório se fecharam, reservando o espaço à família e aos amigos, continuaram a ouvir-se aplausos e gritos de apoio, como: 'Saramago, amigo, o povo está contigo'. Ler mais.


O motivo da saída de Saramago de Portugal.
Sousa Lara, o Sub-Secretário de Estado (governo do Cavaco Silva - PSD)adjunto da Cultura de Portugal em 1991, que então vetou o livro de Saramago O Evangelho segundo Jesus Cristo de uma lista de romances portugueses candidatos a um prémio literário europeu, um dos motivos que ocasionaram a mudança de Saramago de Portugal na época, por considerar tal um acto de censura. Ler mais.

Um dos maiores escritores Portugueses, prémio Nobel de Literatura, no dia do seu falecimento foi noticia em quase todos os jornais do mundo e o Presidente da República Portuguesa desvalorizou. Ler mais.

domingo, abril 11, 2010

o tal poder...

O site da deputada Cidinha Campos

domingo, março 21, 2010

ESCOLHA LIVRE

ESCOLHA LIVRE
PENSAMENTO LIVRE
OPINIÃO PRÓPRIA


quarta-feira, março 17, 2010

vale a pena...

"Life is not measured by the breaths you take
but by the moments that take your breath away! "

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

HOJE APETECE-ME...

Nessun Dorma




Nessun dorma! Que ninguém durma!
Nessun dorma! Que ninguém durma!
Tu pure, o Principe, Você também, ó Príncipe
Nella tua fredda stanza guardi le stelle, Em seu quarto frio, olhe as estrelas
Che tremano d'amore e di speranza! Tremendo de amor e de esperança


Ma il mio mistero è chiuso in me, Mas meu segredo permanece guardado dentro de mim
Il nome mio nessun saprà! O meu nome ninguém saberá
No, no, sulla tua bocca lo dirò, Não, não, só o direi na sua boca
Quando la luce splenderà! Quando a luz brilhar


Ed il mio bacio scioglierà. E o meu beijo quebrará
Il silenzio che ti fa mio! O silêncio que te faz meu


[Choir:] O seu nome ninguém saberá
Il nome suo nessun saprà! E nós teremos, oh!, que morrer, morrer
E noi dovrem ahimè morir, morir!


Dilegua o notte! Parta, oh noite
Tramontate, stelle! Esvaneçam, estrelas
Tramontate, stelle! Esvaneçam, estrelas
All' alba vincerò! Ao amanhecer eu vencerei!
Vincerò! Vincerò! Vencerei! Vencerei!



domingo, novembro 29, 2009

titulos dos meios de comunicação

A imprensa sempre no seu melhor de fim de semana, a tentativa, constante de nos denegrir como povo, amedontrar com a constante falsa insegurança...

"Portugal está à beira da irrelevância, talvez do desaparecimento" António Barreto. link

...mas existe sempre uma resposta para almas perdidas.

"The man is clear in his mind, but his soul is mad." Kurt Cobain. link

quinta-feira, novembro 26, 2009

Este foi um presente original...lol...obrigado Loi

O e-mail:

Hoje recebi um correio electrónico de Genom e estou convencido de ter descoberto uma grande BUG informático, devo comunicar-lhes antes que se propague o pânico pela rede. Ou será mesmo verdade que já temos tantos anos em cima?! Não, será um erro de computação.




sábado, novembro 21, 2009

Teoria da conspiração

Porque é que as invenções que nos libertariam da escravidão não vingam?
Energia livre. Magnetismo e hidrogenio.

domingo, agosto 09, 2009

Em memoria a Raul Solnado

Liberdade

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.

O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quando há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

O mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...


Fernando Pessoa

sexta-feira, agosto 07, 2009

Eleitores PSD gostão de ser enganados...

...outro que se candidata a um determinado lugar de serviço publico, é eleito e depois não cumpre e muda a teta da baca...

Mais noticias dos rapazes do PSD

Investigações do caso BPN chegam a Arlindo de Carvalho

quarta-feira, abril 29, 2009

world digital library

sábado, abril 25, 2009

'Air' - Johann Sebastian Bach

Sarah Chang

sexta-feira, abril 24, 2009

15 sites úteis

01-Quando for comprar qualquer coisa não deixe de consultar o site GastarPouco. http://www.gastarpouco.com/
02-Confira os melhores cruzeiros, datas, duração, preços, roteiros, etc. http://www.bestpricecruises.com/default.asp
03-Captura tudo que é foto e filme dentro do seu computador e os agrupa, como você desejar http://www.picasa.com/
04-Semelhante ao Internet Explorer, porem muito mais rápido e eficiente, permite adicionar os botões que desejar, ou seja, manipular como desejar
http://www.mozilla.org.br/firefox
05-Site de procura, semelhante ao GOOGLE
http://www.gurunet.com/
06-Site que lhe permite fazer pesquisas dentro de livros
http://www.a9.com/
07-Site que o ajuda a conjugar verbos em 102 Idiomas
http://www.verbix.com/
08-Site de conversão de Unidades
http://www.webcalc.com.br/convers
09-Site para envio de e-mails pesados, acima de 50Mb
http://www.dropload.com/
10-Site para envio de e-mails pesados, sem limite de capacidade
http://www.sendthisfile.com/
11-Site que lhe permite falar e ver pela internet com outros computadores, telefones fixos ou telemoveis.
http://www.skype.com/
12-Site que lhe permite ler jornais e revistas de todo o mundo. http://www.indkx.com/index.htm
13-Site de camaras virtuais, a funcionar 24 h por dia ao redor do mundo. http://www.earthcam.com/
14-Site que lhe dá as horas em qualquer lugar do mundo.
http://www.timeticker.com/main.htm
15-O melhor blog do mundo.
http://www.oluso.blogspot.com/