Ordenação heráldica do brasão e bandeira
Publicada no Diário da República, III Série de 14/06/1994
Armas - Escudo de verde, ponte medieval de um arco, de prata lavrada de negro e movente dos flancos, acompanhada em chefe de um maço de canteiro, do mesmo metal entre duas espigas de milho de ouro, postos em roquete. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro em maiúsculas : “ FREGUESIA DE GUIFÕES “.
SímbologiaArmas - Escudo de verde, ponte medieval de um arco, de prata lavrada de negro e movente dos flancos, acompanhada em chefe de um maço de canteiro, do mesmo metal entre duas espigas de milho de ouro, postos em roquete. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro em maiúsculas : “ FREGUESIA DE GUIFÕES “.
As espigas de milho - Representam a tradição e riqueza agrícola desta terra e recordam o espírito de ajuda mutua sempre presente na lide dos campos. O maço de canteiro - Recorda os montantes de Guifões e toda a sua importância no talhar da pedra, uma vez que esta existe em abundância na freguesia. A ponte medieval - Simboliza o castro romano “Castrum Quiffiones” e todo trabalho de exploração arqueológica desenvolvido. O escudo de verde - Simboliza a vasta flora que cobre as terras desta freguesia assim como o rio Leça recordando todo a seu contributo como fertilizador dos campos adjacentes.
LINK_______________________________________________________________
A deputada na Assembleia da República, drª. Luísa Salgueiro, que é também vereadora da Câmara Municipal de Matosinhos, apresentou no hemiciclo de S. Bento uma proposta para a elevação da Freguesia de Guifões a Vila.
(para mais link no titulo)
Sem comentários:
Enviar um comentário