domingo, junho 20, 2010

José Saramago 1922-2010

José de Sousa Saramago (Azinhaga, Golegã, 16 de Novembro de 1922 — Tías, Lanzarote, 18 de Junho de 2010) foi um escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998.

A passagem do corpo de Saramago foi acompanhada de fortes aplausos, que duraram mais de 10 minutos, e com os populares a atirarem cravos vermelhos ao caixão.
Quando as portas do crematório se fecharam, reservando o espaço à família e aos amigos, continuaram a ouvir-se aplausos e gritos de apoio, como: 'Saramago, amigo, o povo está contigo'. Ler mais.


O motivo da saída de Saramago de Portugal.
Sousa Lara, o Sub-Secretário de Estado (governo do Cavaco Silva - PSD)adjunto da Cultura de Portugal em 1991, que então vetou o livro de Saramago O Evangelho segundo Jesus Cristo de uma lista de romances portugueses candidatos a um prémio literário europeu, um dos motivos que ocasionaram a mudança de Saramago de Portugal na época, por considerar tal um acto de censura. Ler mais.

Um dos maiores escritores Portugueses, prémio Nobel de Literatura, no dia do seu falecimento foi noticia em quase todos os jornais do mundo e o Presidente da República Portuguesa desvalorizou. Ler mais.

Sem comentários: