sexta-feira, abril 01, 2005

rio leça (1)

Leça Ambiental

O rio Leça nasce na Serra da Agrela, concelho de Santo Tirso, junto ao lugar de Santa Luzia, a uma altitude de 475 metros. Ao iniciar o seu percurso para a foz este rio percorre 43 Km, desaguando em Leixões, concelho de Matosinhos. Com uma área de aproximadamente 180 Km2, a bacia hidrográfica do rio Leça é limitada a Norte pela bacia do Rio Ave e a Sul pela bacia do Rio Douro. O Leça percorre cerca de 18 Km desde a nascente até à sua saída do concelho de Santo Tirso, na fértil planície de Agrela / Água Longa.
O rio caracteriza-se por uma altitude média baixa entre 100 e 200 metros, contudo, junto à nascente, a altitude ronda os 200-400 metros. Geologicamente é caracterizado pela existência de uma grande zona de rochas graníticas, a que perifericamente se formam depósitos mais recentes, os quais se encontram ao longo do rio, constituindo terraços fluviais. A temperatura média anual é de 14º C, a pluviosidade média é de 1192 mm, com valores superiores a 1600 mm nas zonas mais elevadas, a montante. A humidade relativa média é na ordem de 80%. O terreno é ocupado fundamentalmente por floresta de pinheiros e eucaliptos, subsistem ainda os carvalhais cuja acção protectora dos cursos de água e regularizadora de caudais é muito importante. O Carvalhal de Valinhas, Quercus robur L. pelo interesse da espécie e estado de conservação foi classificado de interesse público em 1940.
A presença da floresta e a existência de uma grande percentagem de coberto vegetal é importante para a regularização e protecção dos cursos de água. Também a presença da vegetação marginal contribui para esta regularização bem como para a manutenção da actividade biológica.
A vinha predomina na paisagem, no rio pode-se encontrar barbos, trutas e escalos. A presença do rio torna-se mais notada à medida que se avança para a foz, os afluentes juntam-lhe águas e o rio alcança um maior porte. No concelho de Santo Tirso o único afluente digno de registo é o ribeiro de Pisões, que passa pela freguesia de Água Longa.

Sem comentários: